terça-feira, 25 de abril de 2017

Efemérides algarvias de 20 de Abril


Desenho de Luís Santos, com base em gravura antiga de Faro
1749 - Ocorreram em Faro violentos distúrbios da ordem pública que culminaram com o apedrejamento e quebra das vidraças do edifício do Paço Episcopal, pronunciando-se insultos e abjectas ofensas contra o Bispo da diocese farense, Frei Ignacio de Sancta Thereza (1741-1751). A razão dos tumultos prende-se com a vida privada do antístite, cujo escândalo suscitaria o seu afastamento da diocese. No seguimento dessa polémica, e com o advento do consulado pombalino, a diocese algarvia ficaria repartida em duas (Faro e Portimão), cujos prelados, recrutados ao corpo docente da universidade de Coimbra, nunca chegariam a tomar assento episcopal. Acresce dizer que o Frei Inácio, bispo do Algarve, faleceu em Faro a 15-04-1751, encontrando-se sepultado na cripta da Sé.
Jaime Pádua Franco

Caricatura de Júlio Dantas

1938 - Morre na Praia da Rocha um dos vultos fundacionais do turismo em Portugal, Jaime de Pádua Franco (1868-1938), a quem a propaganda de Portugal no estrangeiro ficaria devendo os mais assinalados serviços. Como algarvio e grande amigo de Tomás Cabreira, deve-se-lhe o financiamento e organização do I Congresso Regional Algarvio, realizado na Praia da Rocha, em Portimão, sua terra-natal, nos primeiros dias de Setembro de 1915.

1946 – Estreia-se em Lisboa, no Teatro Nacional, a célebre peça «Antígona», da autoria o escritor algarvio Júlio Dantas, baseada na homónima de Sófocles, referência incontornável da dramaturgia clássica grega.

Sem comentários:

Enviar um comentário